Ser atriz, ser artista! Esse é meu destino!

Ser atriz, ser artista! Esse é meu destino!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ator, Ator Criador, Ator-Pensante-Ator

O Ator em seus primeiros processos criativos é movido pela intuição. Entrega-se ao que está fazendo e pouco raciocina sobre o feito. O Ator inicia o fazer teatral sem saber movimentar-se pelo palco, não apresenta nenhuma, ou pouca presença cênica, é um ator inexperiente, cru. Mas, apesar da pouca técnica, é um ator, pois é o agente da ação. O diretor, responsável por instigar o novo ator a respeito da arte teatral, deixa que a espontaneidade deste seja totalmente aproveitada nesta primeira e importante jornada, pois ao adquirir a temida e desejada experiência, o ator perde o espontâneo e passa a criar. Torna-se então, parte do conjunto de Atores Criadores.
Um Ator Criador é aquele que ao receber um papel, apropria-se dele e cria gestos, movimentos, atividades, ações, intenções e reações, tudo necessário para a composição artística da personagem, e a modela. A partir disso, o ator começa a buscar técnicas que melhor o auxiliarão neste trabalho de composição cênica. Paralelamente a isso, o Ator Criador percebe que a espontaneidade, ao encarar o trabalho do teatro, tornou-se quase nula. Agora, o trabalho deste Ator Criador é a de lapidar técnicas e buscar aprimoramentos artísticos, estéticos e criativos. Inicia-se um processo de investigação da arte teatral. Este ator precisa exercitar-se não somente para aquecer seu corpo, mas também para treiná-lo, torná-lo um corpo preparado para a ação cênica. Nesta preparação técnica o ator percebe a necessidade de justificar-se. Suas inquietações agora ultrapassam a pura experimentação corporal, pois caminham em direção ao intelecto. Eis então que surge outro ator, aquele que une corpo e mente, transgride a mera criação e passa ao nível da inquietação artística, lhes apresento, o Ator-Pensante-Ator.
Este ator, após tornar-se instigado por inquietações e calejado por anseios artísticos, sente o primeiro impacto com a nova realidade. Agora o teatro ultrapassa a representação, atingindo um nível de reflexão artística, cultural, emocional, e ouso dizer, econômica e social. Aparece então, um termo novo, criado num dos ensaios do Grupo Máschara, no qual diretor e atriz discutiam o que era ser ator. Disse, através da minha espontaneidade que sentia falta de atores que vivessem e colocassem para fora a arte que lhes tira o sono, que lhes instiga, que mexe com seus problemas e que sim, por muitas vezes lhes fazem sofrer. Soltei ao vento então, pela primeira vez o termo Ator-Pensante-Ator e confesso ter me identificado com aquilo. Atriz e Diretor se olharam e a partir daquele dia, não se consideraram mais Atores, nem Atores Criadores e sim, Atores-Pensantes-Atores. Mas porque Pensante? Primeiramente me vem à mente a frase: Penso, logo existo! Sim, sou uma atriz que pensa a arte que faz, portanto esta arte se torna real, existente. Ao longo dos anos de teatro, as excitações artísticas aumentam e mexem com gavetas do meu pensamento, que ainda não foram reviradas. Aos poucos, a atriz-pensante-atriz cria opiniões a respeito de tudo que, de algum modo, à inquieta. Para cada ação uma reação, para cada lugar visitado um retrato mental, para cada personagem uma vida nova. Esta é a pessoa que me tornei, uma Atriz-Pensante-Atriz.
Portanto, meus caros, ao lerem esta definição e identificarem-se, sintam-se livres para usar o termo: Ator-Pensante-Ator. E que os devaneios artísticos rondem todos os dias as mentes inquietas dos Atores-Pensantes-Atores.

Por Angélica Ertel 

3 comentários:

  1. ator-pensante-ator que um dia eu me tornarei... apaixonante!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou na primeira fase, mas penso da mesma forma! Atriz pensante atriz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pensas da mesma forma! Com o tempo e o amadurecimento na carreira irás ser uma Atriz-Pensante-Atriz como eu me tornei! O trabalho é longo e duro, mas podes contar comigo Carol. Sucessoo!!! E muito obrigada! Seja sempre bem-vinda a este espaço artístico!

      Excluir

Uma mente inquieta!

Minha foto
Atriz, Diretora e Produtora, formada pela Universidade Federal de Santa Maria - Proprietária da Empresa Performance Produtora Cultural

As Balzaquianas

As Balzaquianas
Foto: Luma Jochims