Ser atriz, ser artista! Esse é meu destino!

Ser atriz, ser artista! Esse é meu destino!

sábado, 23 de abril de 2011

Paixão de Cristo no Morro da Cruz




Angélica Ertel - Maria    Oliboni - Jesus Cristo
 
                                    
                                         Angélica Ertel - Maria e Rodrigo Kão Rocha - São Mateus



Angélica Ertel - Maria e Anjos - Ana e Ludimila


Angélica Ertel - Maria

PÁSCOA POR INTEIRO
52ª VIA SACRA DO MORRO DA CRUZ
PAIXÃO DE CRISTO É REENCENADA DIA 22/ABR EM PORTO ALEGRE
A passagem da Sexta-Feira Santa, no dia 22, será celebrada com a participação de moradores da Zona Leste da cidade, agentes culturais e artistas profissionais encenando o auto de fé que conta os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. O evento (com encenação em meio ao público) acompanha procissão que reúne milhares de pessoas todos os anos, em realização da Prefeitura de Porto Alegre (Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura) com a Igreja São José de Murialdo, artistas, comunidade e apoio do Governo do Estado do RS.


Campanha da Fraternidade - 2011 - CNBB
Tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”
Lema: “A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)”


Novidades da edição 2011
- Pe. Laureano assume a direção do Santuário São José de Murialdo e dá a “Bênção da Macela” antecedendo a encenação.
- Coletânea de textos e citações que compõe nova narrativa intercalada com as cenas é executada ao vivo pela locutora Adriane Azevedo.
- Cena inédita alusiva à Campanha da Fraternidade 2011 é protagonizada pelo jovem ator Wagner Santos, revelado na comunidade do Morro da Cruz.


PROGRAMAÇÃO 
14h30min - MENSAGEM DA PAIXÃO – INTERIOR DA IGREJA SÃO JOSÉ DE MURIALDO
15h00min – BÊNÇÃO DA MACELA E INÍCIO DA ENCENAÇÃO - PALCO EM FRENTE À IGREJA
16h30min - INÍCIO DA PROCISSÃO - SUBIDA DA ENCENAÇÃO PELA RUA SANTO ALFREDO
18h00min – CRUCIFICAÇÃO / RESSURREIÇÃO - FINAL NO ALTO DO MORRO


SERVIÇO 
Dia: 22 de Abril de 2011 - Sexta-feira Santa – Aberto ao PúblicoHora: 14h30min - Classificação etária: livreLocal: Morro da Cruz - Bairro Partenon - Porto Alegre/RS - Brasil  
Rua Vidal de Negreiros, 550 esquina Rua 1º de Março - Igreja São José de Murialdo  
Ônibus Santa Maria - Linha 344 - ponto final Centro na Av. Salgado Filho, 122 
Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves descer na Estação Cristiano Fischer 
Mais opções de transporte para a região: T-9 - ponto final na Rua Albion em frente à Carris 
T-2, T-4 e T-11 passam pela confluência da Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França


CONTATOS 
PRODUÇÃO - 51 3207 7442 e 9153 8268     
azevedo.adriane@gmail.com   c/ Adriane Azevedo      
DIVULGAÇÃO - 51 3286 7442 e 9153 8267   
franaze@gmail.com   c/ João França


EVENTO e EQUIPE
O evento religioso cultural cristão de proposição ecumênica reúne na encenação do auto de fé mais de 60 membros da comunidade do Morro da Cruz que, como o vereador Aldacir Oliboni que faz Jesus Cristo desde 1981, interpretam apóstolos, soldados romanos, homens, mulheres e crianças de Jerusalém. Além do elenco de profissionais como a atriz e bailarina Renata de Lélis (Salomé), o ator e locutor João França (Judas Iscariotes), o bailarino e ator Robson Duarte (dançarino da corte do Rei Herodes), o ator Jairo Klein (Pilatos), o ator e professor de cenografia Marco Fronckowiak (sacerdote judeu Anás), o ator e locutor Danny Gris (Rei Herodes), a atriz Angélica Ertel (Maria), a atriz Lisiane Medeiros (sacerdote judeu Caifás), o ator Rafahel Moura (Apóstolo Felipe), o artista plástico e ator bonequeiro João Vasconcellos (Apóstolo Tiago Maior), o ator circense Luciano Fernandes (O Demônio Masculino), a atriz contorcionista Ridan Albuquerque (Demônio Feminino), a produtora cultural Rozelaine Paz (Verônica), a atriz e contadora de histórias Bárbara Camargo, o ator Rodrigo Kão Rocha (soldado romano) e o ator, presidente do SATED/RS, Vinícius Cáurio (o Centurião romano). Também atuam o ator e desenhista de luz Carlos Azevedo (Soldado Crucificador) e o ator bonequeiro Flávio Silveira (João Batista). Compondo a corte de anjos de pernas-de-pau estão as atrizes circences Ana Cláudia Bernarecki e Ludmila Piva junto com o bailarino e ator João Lima. Na corte do rei Herodes estão os atores circences Xirú e Peruano, além do professor de yoga Alexandre Garcia. E entre a Crucificação e a Ressurreição Alexandre Fávero, Roger Mothcy e o Clube da Sombra junto com o jovem ator Wagner Santos, revelado na comunidade do Morro da Cruz, realizam a cena temática da Campanha da Fraternidade 2011. Na percussão marcial fúnebre atuam Nego Bando, Robson Serafini, Yluaê Martins, Arriê Martins e Bira Estivalet. A Alma da Casa através do cenógrafo, cenotécnico e decorador Marcelo Gonçalves coordena as ambientações e produção de objetos. Entre a equipe de produção se encontram a atriz, locutora e produtora Adriane Azevedo (Direção de Produção e Narração), a produtora executiva Maura Sobrosa, as atrizes e produtoras bonequeiras Tânia de Castro e Graziela Saraiva, o artista plástico Guilherme Luchsinger, o cenotécnico Sérgio Dornelles, o iluminador Vicente Goulart, a produtora cultural Janine Fraga, a assistente de produção Graziela Ternus, o fotógrafo Kiran, a figurinista Naray Pereira e o guitarrista e sonoplasta Biel Souza. A Direção Artística e Geral é de Camilo de Lélis.



DADOS SOBRE A PROCISSÃO DO MORRO DA CRUZ

TRAJETOA procissão percorre uma distância de 1,1 Km morro a cima. Ela parte da Rua Vidal de Negreiros esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a Rua Santo Alfredo, ali vira à direita seguindo pela Rua Santo Alfredo até o topo do morro.
TRÂNSITO
No dia do evento Rua Vidal de Negreiros fica bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (1ª quadra a partir da Av. Bento Gonçalves)  e a linha 344 - Santa Maria - a partir de 7h circula no sentido Centro-Bairro pela Rua Martins de Lima e no sentido Bairro-Centro pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A Rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da Rua 1º de Março para cima.
SEGURANÇA
Além da BM, que faz segurança do evento e na região, há segurança particular que vigia os equipamentos (palcos e camarins) e faz o cordão de isolamento das cenas de rua. Não há envolvimento da Guarda Municipal.
PALCOS E ETAPASSão montados 2 palcos principais: 1 em frente à Igreja (Rua Vidal de Negreiros esquina com Rua 1º de Março) que conta desde a chegada a Jesus à Jerusalém no Domingo anterior à Páscoa (Domingo de Ramos) até o julgamento, condenação e início da subida; e outro no alto do morro que representa o local da crucificação e ressurreição; além das 3 estações representadas durante o caminho que são Maria, Verônica e mulheres de Jerusalém. Ainda durante a subida são representados outros 4 momentos da Via Sacra: as 3 quedas e quando Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz.
NÚMERO DE PARTICIPANTES Na encenação: da comunidade participam 25 pessoas como legionários romanos, 15 como mulheres e/ou homens do povo de Jerusalém, 15 crianças, 10 atores leigos que fazem papéis de mais importância (bom ladrão e mau ladrão, Barrabás e etc.). Também atua um grupo que tem em torno de 30 artistas profissionais (atores, circences, bailarinos e músicos).
Na produção trabalham por volta de 20 pessoas: cenotécnicos, artistas plásticos, produtores, figurinistas, aderecistas, sonoplastas, eletricistas, profissionais de logística, divulgação e atendimento à imprensa. A quantidade de público que comparece ao evento tem oscilado entre 10 e 35 mil pessoas dependendo das condições do clima: chuva ou muito calor diminuem o comparecimento do público.
RELIGIOSOS PARTICIPANTES 
O novo responsável pelo Santuário São José de Murialdo é o Pe. Antônio Laureano de Souza. O responsável anterior - Pe. Harry Jung - profere a “Mensagem da Paixão” dentro da Igreja São José de Murialdo. Logo após, no palco em frente à igreja o Pe. Laureano recebe público e autoridades e dá a “Bênção da Macela” antecedendo a encenação. A mensagem final entre a crucificação e a ressurreição também é feita pelo Pe. Laureano.
CRONOLOGIA A procissão existe desde 1960 (52 anos), a Paróquia São José de Murialdo foi elevada à categoria de "santuário" em 1989 (22 anos). Desde 1994 a Prefeitura de Porto Alegre realiza o evento em parceria com o Santuário, artistas profissionais e a comunidade.
REALIZAÇÃOA Prefeitura Municipal de Porto Alegre dá aporte financeiro, e aciona diversos setores tais como: SMC, Coordenação de Descentralização da Cultura, DMAE, DMLU, EPTC, SMOV, CAR - Centro Administrativo Regional - Partenon, Orçamento Participativo e Governança Local Solidária, contando ainda com apoio da Brigada Militar, Secretaria de Estado da Cultura, TVE e FM Cultura. 


CONTATOS 
PRODUÇÃO - 51 3207 7442 e 9153 8268
     azevedo.adriane@gmail.com   c/ Adriane Azevedo      
DIVULGAÇÃO - 51 3286 7442 e 9153 8267   
franaze@gmail.com   c/ João França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma mente inquieta!

Minha foto
Atriz, Diretora e Produtora, formada pela Universidade Federal de Santa Maria - Proprietária da Empresa Performance Produtora Cultural

As Balzaquianas

As Balzaquianas
Foto: Luma Jochims